segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"É assim que eu vejo" - Exposição de Arte para Crianças (abertura)

Com os convites distribuídos, e tudo preparado, abrimos no dia 18 de outubro de 2008, sábado, a exposição "É assim que eu vejo", com os trabalhos das crianças do curso de Arte para crianças da ABRA-Vila Mariana (franquia administrada e gerenciada pela Gare Cultural).
No início do segundo semestre deste ano, a atividade das crianças do curso de Arte Infantil foi direcionada à ilustração: eles deveriam criar ilustrações a partir de textos de um livro.
A coleção de livros escolhida foi "Nossos amigos: os sentidos", de Giselda Laporta Nicolélis (Ed. Porto de Idéias). (foto ao lado)
Marcel Bartholo, professor de Ilustração e Desenho, foi o ilustrador das histórias ainda inéditas até então.
Assim, apenas com os textos, sem qualquer contato com as ilustrações originais, as crianças desenvolveram suas próprias criações. 

E disto resultou a exposição que fica aberta para visitação de 18 de outubro a 14 de novembro de 2008.
Abaixo, ilustrações originais de Bartholo, impressas especialmente para a exposição, com algumas delas mostrando tanto o esboço como o desenho acabado, para que as crianças pudessem ter um contato mais direto com este universo profissional.
Logo cedo, os primeiros a chegar foram Marcel Bartholo (o ilustrador) e Giselda Laporta Nicolélis (a autora) que muito nos honraram com sua presença!
Marcel e Giselda passaram todo o tempo autografando e atendendo com muito carinho às crianças, que encantadas com os livrinhos, faziam questão de tirar fotos junto ao ilustrador e à autora da coleção.
Os convidados das crianças lotaram a galeria da ABRA-Vila Mariana; foram pais, mães, tios, avós, amigos, e era possível sentir a alegria e orgulho das crianças e seus familiares.
As crianças foram chamadas uma a uma, pelo diretor da Gare Cultural,  Elias Muradi e pela professora do curso, para receber um presente como reconhecimento de seu empenho e participação na exposição.
Este presente foi um oferecimento da Papelaria Universitária, parceira da ABRA-Vila Mariana em muitos de seus eventos.
Agradecemos à professora por toda sua dedicação e carinho com nossas crianças, por toda colaboração para que mais esta exposição fosse um sucesso!
E ao prof. Marcel Bartholo, pelos contatos com a autora e editora, viabilizando este projeto, e por ceder seu tempo e ilustrações para a abertura da exposição! Obrigada por fazerem parte da nossa equipe!
E obrigada a todos que estiveram presentes, prestigiando as crianças!

Quer saber mais sobre nossos cursos atuais?  Clique aqui!

Ou fale conosco:  contato@garecultural.com.br
T. (11) 3564-2696  97467-7176 

sábado, 18 de outubro de 2008

Exposição de Arte Infantil - a preparação

Mês de outubro, mês da criança!
Como acontece a cada ano, preparamos a exposição dos trabalhos das crianças do curso de Arte infantil da ABRA-Vila Mariana.

O mote da exposição foi "Ilustração".
No início do segundo semestre deste ano, propusemos uma atividade diferente às crianças do curso de Arte Infantil: eles deveriam criar ilustrações a partir de textos de um livro.
A coleção de livros escolhida foi "Nossos amigos: os sentidos", de Giselda Laporta Nicolélis (Ed. Porto de Idéias). O motivo para esta escolha, foi que Marcel Bartholo, professor de Ilustração e Desenho aqui na unidade, foi o ilustrador das histórias ainda inéditas até então.
Assim, apenas com os textos, sem qualquer contato com as ilustrações originais, as crianças desenvolveram suas próprias criações.

Durante a semana que antecedeu a mostra, a prof. Ana Claudia Thomazini (foto à esquerda) , responsável pelas turmas de Arte Infantil da ABRA-Vila Mariana, organizou a montagem, contando especialmente com a colaboração de Marcel Bartholo e Andréa Thiele (fotos abaixo), entre outros.




















No sábado, dia 18 de outubro pela manhã, a galeria estava pronta para receber os pequenos artistas e seus convidados!





























A seguir, algumas das ilustrações desenvolvidas pelas crianças.
Elas escolheram qual trecho dos poemas gostariam de trabalhar, criaram seus desenhos, e inseriram os textos. Não tiveram contato com as ilustrações de Bartholo ou os livros inéditos até o dia da exposição.




































































































































Além das ilustrações, um dos projetos desenvolvidos este ano com as crianças e que elegemos para estar nesta mostra, envolveu a arquitetura e a interpretação do espaço. Cada um criou e fez o estudo de uma construção e depois passou-o para a linguagem tri-dimensional, resultando nestas fantásticas maquetes.