sábado, 26 de março de 2011

VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR

Tivemos a honra de receber na galeria da antiga ABRA-Vila Mariana, hoje GARE -Escola de Artes Criativas e Design,  a exposição comemorativa de 30 anos de carreira do artista Dumas, com a curadoria de Júlio Mendonça.

Abaixo, com o acompanhamento do artista, o processo de montagem da exposição, que ocupou a galeria, a parte lateral da fachada e a galeria superior da unidade.



(Abaixo, Dumas)


No sábado, dia 26 de março, Dumas recebeu seus convidados, e pode partilhar seu processo de criação e idéias com o público.







"VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR"
Exposição em comemoração aos 30 anos de carreira do artista Dumas
Curador Julio Mendonça

"Dumas é um artista a ser descoberto, um continente de signos a ser explorado. Paraense de nascimento – tendo vivido em Belém até quase completar 30 anos-, o ambiente amazônico que persiste vivo nele tem depurado suas imagens (mais os sons, os cheiros e as texturas) no entrechoque com as imagens das grandes metrópoles do sudeste ( particularmente, São Paulo). Nesse diálogo tenso entre imagens, por sua vez, Dumas tem utilizado referências conceituais e técnicas extraídas de uma leitura bastante pessoal da arte contemporânea.
O trabalho de Dumas é baseado na mistura/mestiçagem de matérias e de técnicas; nele a gráfica e a plástica se atritam todo o tempo. Sua obra é muito marcada pela tradição da arte moderna voltada para a visualidade caótica da realidade urbana. Mas sua sintonia está ligada, também, na plástica e na gráfica populares.

Num livro-objeto realizado por ele há alguns anos, vemos uma seqüência de páginas por rasgos metonímicos: numa página, rótulo de uma embalagem francesa antiga de penas de escrever; pagina seguinte: rótulo de uma embalagem de aquarela; terceira página: três círculos em diagonal – o primeiro, um diagrama com alguns pontos/ coordenadas; no segundo, através de linhas pontilhadas que partem das coordenadas, começa a se configurar uma imagem ortogonal; o terceiro círculo nos surpreende por contrastar fortemente com os anteriores: um pedaço quase circular de papel kraft, bastante rústico, sobre o qual está pintado em pinceladas largas e irregulares um círculo orgânico-informal. A sequência das três páginas parece aludir de modo muito conciso à relação tensa – que terá outros desenvolvimentos no livro – entre a escrita e o grafismo, entre a escritura como expressão mais codificada/racional e a arte e sua informalidade aberta ao inexprimível.

Na exposição que ele agora realiza, não há livros-objeto, os materiais e os suportes são outros, mas continuam presentes a diversidade de técnicas e códigos, o uso da linguagem metonímica (isto é, uma arte do fragmento – a parte pelo todo), a expressão concisa e elíptica e o movimento pendular entre gráfica e plástica.

As obras que participam dessa exposição aprofundam a pesquisa de técnicas que Dumas vem desenvolvendo e, do ponto de vista dos temas, exploram as relações entre o urbano e suburbano, o erudito e brega, o lírico e o erótico."
Julio Mendonça








Abertura: Dia 26 de março às 11h com participação do duo de música OLAM EIN SOF
Visitação: de 28 de março a 07 de maio
Galeria da GareCultural  (antiga ABRA Vila Mariana)

Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176

contato@garecultural.com.br

terça-feira, 15 de março de 2011

Angela Camata

Durante o mês de março de 2011, a Galeria da Gare Cultural, que administra a franquia ABRA-Vila Mariana, abrigou a exposição "De tempos em tempos, o tempo", de Angela Camata.


Angela é membro d'oNucleo de Arte Contemporânea, e dá aulas de Pintura e Desenho em Atelier e Aquarela na escola.


Angela Camata traz num primeiro momento uma experimentação  visual com duas obras construídas com peças de acrílico transparente, posicionadas  sobre uma mesa e penduradas na parede.
A artista utiliza  elementos como impressões digitais e fios de cabelos para a elaboração dessas obras e explora ainda a sobreposição, a transparência e os reflexos que o material lhe oferece.


As marcas e as linhas deixadas nas peças de acrílico transparente e a forma como essas estão organizadas, remetem a uma leitura linear, à memória distante ou recente onde a narrativa autobiográfica é registrada. 




(Abaixo, Angela - à direita - conversa sobre seu trabalho na abertura da mostra)

Buscando uma pesquisa semelhante, porém utilizando o grafite e acrílico sobre a tela em outras duas obras, Angela Camata  traz ainda o que ela chama de linhas silenciosas e flexíveis”. A tinta acrílica é aplicada sobre estas linhas, o que resulta em sutis apagamentos e borrões do grafite indiciando o material empregado.


Como na escrita ocidental, estas linhas são construídas da esquerda para a direita, por vezes inteiras outras vezes interrompidas, e trazem a leitura horizontal fazendo referência ao tempo e a história.



Texto sobre o trabalho: Angela Camata
Fotos: Elias Muradi e Mila Thiele 

Local: Galeria da GareCultural / antiga ABRA-Vila Mariana

Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176

contato@garecultural.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Palestra: "Obra sem artista"

No dia 02 de março de 2011 tivemos a honra de receber, na galeria da antiga ABRA-Vila Mariana, hoje GARE - Escola de Artes Criativas e Design, alunos e convidados para assistir a palestra Obra sem artista: a arte como meditação.



Reafirmando seu compromisso junto ao público, no sentido de difusão da arte e cultura, de crescimento e consciência individual, a Gare Cultural convidou o palestrante Marcos Thiele, que durante cerca de 2 horas conversou com o público sobre o inquietante e curioso tema.



"Como a arte em seu próprio fazer pode ser uma jornada de consciência?"

"A ação artística tem em si mesma a chave do mergulho na presença integral do instante."

Tópicos como estes foram sendo colocados, e mergulhando cada vez mais os espectadores no tema.


"Este mergulho é uma corrente contínua de atenção à realidade que acontece."

"Quando isto se passa não há um sujeito artista que crie algo; a criação ocorre por si mesma."

"Nesta palestra vamos conversar sobre como encontrar, na prática diária, as chaves indicativas do fazer artístico pleno. "




Ora falando, ora ouvindo as questões colocadas, Marcos conduziu a palestra efetivamente colocando algumas idéias que para muitos eram totalmente novas! 




Agradecemos ao Marcos pela oportunidade desta reunião, e estamos com as portas abertas para outros encontros.


Marcos Thiele mantém o blog Trilhas da Consciência onde escreve semanalmente. Vale a pena visitar!
Lá também há como saber mais sobre outras palestras e oficinas na mesma linha.

Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176

contato@garecultural.com.br