sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Palestra e Workshop de Design Gráfico

Nos dois últimos sábados de Setembro de 2011 teremos o prazer de receber o diretor de arte Nelson Caramico, que fará uma palestra e um workshop aqui na escola.


Dia 17 de Setembro - sábado - às 14h - Palestra: "A importância do conceito, fundamentos do Design Gráfico e Tipografia nas mídias impressa e digital". Inscrições gratuitas na secretaria da unidade - vagas limitadas.

Dia 24 de Setembro - sábado - às 14h - Workshop: "Introdução à Tipografia e Design de Tipo". Inscrição: R$ 10,00.  Vagas limitadas.




Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176
contato@garecultural.com.br



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exposição "Do que não está"

Durante o mês de Setembro de 2011, a nossa Galeria apresenta a mostra "Do que não está", como parte dos experimentos de ocupação do espaço expositivo realizados pelo Núcleo de Arte Contemporânea.


Nesta exibição, André Terayama, Carolina Paz e Elen Gruber (três dos integrantes do Núcleo) apresentam trabalhos recentes (todos criados durante o ano de 2011) onde realizam pintura, desenho e escultura em mídias não tradicionais.

Através da ação dos artistas, da presença do corpo e de objetos tomados do cotidiano, são levantadas questões sobre presença/ausência, finitude, transformação e temporalidades.

 Abaixo, obra de André Terayama

André Terayama apresenta uma série de oito fotografias (60cm x 40cm cada) onde são revelados registros de esculturas e desenhos instantâneos compostos pelo corpo do artista em ação sobre objetos de refugo (estantes de metal, prateleiras de vidro, barbante, etc.). Veja abaixo:




Carolina Paz traz um vídeo (1h12'40") onde compõe um "quadro" com toalha estampada, pires e xícara que são cobertos por pequenas colheradas ritmadas e repetitivas de açúcar até que toda a composição esteja coberta de branco e todo o quadro esteja "apagado".  Um dos assuntos evidenciados neste trabalho é o da produção da pintura.
O vídeo se passa no tempo real da ação executada pela artista.
"Não há intenção de que o espectador veja o vídeo inteiro pois acho interessante que as possibilidades de leitura variem a depender do momento em que o espectador se encontre com a imagem" (Carolina Paz)

Abaixo, registros de 2 momentos do vídeo de Carol Paz




Elen Gruber expõe dois vídeos. Em um deles (com 8'14") a artista se apresenta pintando seu corpo por inteiro de rosa, num lugar asséptico. Seu interesse foi o de investigar questões ligadas à identidade e discutir a forte carga poética do corpo pintado, estabelecendo relações com a pintura. (abaixo registro de um momento deste vídeo).



No outro vídeo (de 1'48"), duas mulheres se apresentam de forma simultânea, uma colocando uma cinta modeladora na cintura da outra. O ponto de partida deste trabalho foi discutir a opressão sentida sobre o corpo feminino e a permissividade entre as mulheres, onde uma subverte e transgride a definição do corpo da outra. (veja registro de dois momentos do vídeo abaixo).




Exposição: De 05 de setembro a 05 de Outubro de 2011.


Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176
contato@garecultural.com.br