terça-feira, 30 de setembro de 2008

Aluna da ABRA-Vila Mariana fala sobre seu percurso

Cristina Crispin procurou a escola em 2004, interessada pelo curso de Desenho Artístico. Em 2005 ingressou na ABRA-unidade Vila Mariana (franquia gerenciada e administrada pela Gare Cultural), onde ficou até o ano de 2007; como morava em Assis, foi feito um esquema especial para que ela pudesse vir a São Paulo 1 semana por mês, e frequentar as aulas de forma intensiva. Durante o curso, e após seu término, temos acompanhado a carreira de Cristina, que sempre nos manda notícias sobre seu desenvolvimento. Consultada, Cristina achou excelente a idéia de escrever um depoimento sobre seu percurso para ser publicado neste blog, o que segue abaixo: "Nasci em Los Angeles,Califórnia, sou filha de mãe brasileira e pai americano. Cresci em São Paulo. Na adolescência mudei com a família para o Hawaii - E.U.A., lá tive o primeiro contato com as artes , através de aulas de desenho, confecção de jóias, escultura, linóleo gravura, etc. Voltando ao Brasil, continuei os estudos, cursei Pedagogia na PUC de São Paulo e fiz paralelamente, curso de pintura em porcelana. Mudei para Assis , Oeste Paulista, depois de casada. Durante duas décadas me dediquei exclusivamente à família. A paixão pelo desenho sempre esteve presente em mim e parecia um sonho de infância inatingível, mas a fé trouxe-o de volta quando em 1999 descobri a pintura com a professora e artista Marta Hanschkow, em Assis. Desde quando iniciei as aulas de pintura venho participando de exposições e salões de arte como SABBART em Ribeirão Preto em 2003;Salões da Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro em 2004,quando ganhei duas medalhas de prata e uma de bronze . Com o intuito de fazer um curso de desenho sistematizado e conhecer outras técnicas e materiais, em 2004 comecei o curso de desenho na ABRA-Vila Mariana, paralelamente às aulas de pintura em óleo sobre tela em Assis. Uma vez por mês fazia um curso 'intensivo', me concentrando em aprender mais, aprendendo em conjunto com pessoas super diferentes, com objetivos, visões e idades super diferentes, me enchendo de motivação com idéias novas, fazendo novos contatos com pessoas que amam a arte como eu. O curso de desenho complementou e ampliou o que já desenvolvia com a pintura. Em dezembro de 2005 participei do Salon D’Art Nature Animaux em Paris , como parte das comemorações do ano do Brasil na França. A partir de um contato feito em Paris nessa época ,em 2006 participei com meus trabalhos de pintura de diversas exposições da Galerie Artitude no bairro Village Suisse em Paris . Ainda em 2006 participei de outras exposições como: Concurso LG Art Cool de Design no Shopping D&D - São Paulo ; Exposição “Imagens da Cultura” no MAPA - Museu de Arte Primitiva de Assis - Assis ; I Território de Belas Artes de Araraquara no Palacete da Esplanada das Rosas - Araraquara . Em 2007 participei da III Mostra Universo Arte e os 7 Elementos no Museu Botânico - Jardim Botânico - Curitiba - PR ; Exposição Arte e Sustentabilidade na ABRA -Vila Mariana - São Paulo e em 2008 participei da II Expo Arte do LC Atelier em Campinas – SP. Recentemente, recebi um convite para expor meus trabalhos na Saatchi-Gallery Online de Londres. Inicialmente fiquei surpresa com o convite e intrigada em saber como haviam conhecido meu trabalho, depois pensando melhor, percebi que esse contato é fruto do meu percurso em exposições nacionais e internacionais, a partir das quais sou também catalogada em outros sites tanto brasileiros; Art Canal ,Vida e Arte por Oscar D’Ambrosio, Universo Arte, como também internacionais; Galerie Artitude de Paris e agora na Saatchi-Gallery Online de Londres. A experiência vivida no exterior na adolescência, me proporcionou o distanciamento necessário para compreender o carinho e a importância que o Brasil tem para mim. Venho buscando passar para as telas lembranças e vivências que contam a minha história e retratam meu carinho pelo Brasil, como forma de valorizar e divulgar nosso país e nossa cultura tanto para nós brasileiros, como para os estrangeiros. Outra paixão no trabalho de desenho e pintura, que me acompanha desde pequena, são os retratos, pela possibilidade que estes oferecem de revelar a riqueza do ser humano." Cristina Crispin. 

Nós, da Gare Cultural, administradora e proprietária da franquia ABRA-Vila Mariana, ficamos felizes por ter podido participar de sua formação, e de ter colaborado para que seu talento e empenho encontrassem novos canais de expressão. 

Saiba mais sobre nossos cursos atuais clicando aqui!
Ou fale conosco  contato@garecultural.com.br
T (11) 3564-2696   97467-7176

Nenhum comentário: