quarta-feira, 25 de março de 2009

KOJIMA - Palestra em detalhes

No dia 25 de março de 2009, tivemos o prazer de receber na ABRA-unidade Vila Mariana (escola mantida e administrada pela Gare Cultural), Murilo Thiele, diretor (na foto ao lado, à direita) e Renato Mesquita, consultor comercial (na foto ao lado, à esquerda) , da Kojima/OTM para a palestra "Soluções e Inovações no mercado de Sinalização e Interiores". Murilo e Renato prepararam uma apresentação especial para a ABRA, e muito organizados, logo chegando à escola instalaram-se deixando tudo pronto para aguardar a chegada do público. Com inscrições esgotadas já 10 dias antes de sua realização, o tema atraiu tanto os alunos dos cursos Técnicos da ABRA-Vila Mariana - Comunicação Visual (Design Gráfico) e Design de Interiores e seus professores, como público externo interessado no assunto.















Apresentados pelo diretor da escola,  Elias Muradi, iniciaram a palestra apresentando a Kojima/OTM, sua história e percurso. Os estudos de caso interessaram especialmente ao público presente, e muitos esclarecimentos foram prestados, desde como deve ser o envio de um projeto, a assessoria dada pela Kojima ao cliente para que seu projeto efetivamente torne-se viável, quais as dificuldades enfrentadas para a instalação assim como todos os cuidados necessários para o bom atendimento das expectativas do cliente. Clientes como Shopping Cidade Jardim, Rochaverá, Unilever, Hospital São Luiz, Museu da Língua Portuguesa (a instalação da obra de Rafic Farah), foram comentados durante a explanação, entre outros.



















Apresentaram também a Sinalização Verde, selo da Kojima, que propõe a construção de peças utilizando os critérios do eco design. Os presentes puderam manusear o kit demonstrativo de placas feitas apenas com materiais recicláveis, e utilizadas em muitos dos projetos da empresa. Abaixo: Reciclado Longa vida e Pastilhado de côco rústico (à esquerda); Pastilhado de macieira e de bambu (à direita) Abaixo: Pastilhado de côco pintado e de côco polido (à esquerda); Pet reciclado branco e pet reciclado verde (à direita) Abaixo: Madeira biosintética e pneu reciclado c/algodão (à esquerda); Placa de tubo dental colorida e branca (à direita). Após a apresentação, foi dada aos presentes a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o mercado de sinalização, sobre como a Kojima hoje alcança este diferencial perante outros "produtores" de peças de design, matar a curiosidade sobre detalhes de projetos ou clientes. Foi uma conversa bastante proveitosa, em que o público sentiu-se muito à vontade para abordar os assuntos com o diretor e o consultor da Kojima. Agradecemos muito à Kojima/OTM, a seus diretores e especialmente Murilo Thiele e Renato Mesquita, pela excelente palestra. Devido ao grande interesse gerado pelo tema, haverá outra palestra como esta na ABRA-Vila Mariana no dia 08 de abril, fechada para um grupo de estudantes de museologia do Centro Paula Souza. Outras datas já estão marcadas para mais duas palestras da Kojima na FAU/USP. A convite de Murilo Thiele, em breve agendaremos com nossos alunos uma visita à fábrica Kojima, em Cotia, para que possam ver de perto a produção de todos estes materiais. 

3 comentários:

dea disse...

Parabéns!

Delba Alliegro Tarô e PNL disse...

Olá Mila!

Que legal Heim? SUCESSO TOTAL!
PARABÉNS!!!!!

Brancalion disse...

Parabéns!!!!
pena que eu estav no tatuapé no dia
mas com certeza foi um sucesso!!!
e um belo trabalho dos diretores!!!!