terça-feira, 22 de setembro de 2009

ABRA/Singular - o início

O Projeto ABRA/Singular, uma parceria entre a ABRA-Vila Mariana (escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural) e o EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura) efetivamente começou! Após as palestras preparatórias, feitas por Gláucio Gonçalves (diretor do EB-A), os alunos do curso Técnico em Design de Interiores apresentaram seus portfólios para avaliação tanto de Gláucio quanto da diretoria da unidade. Uma seleção difícil se apresentou, pois eram apenas 5 vagas, e os candidatos se mostraram bastante qualificados, e com muito desejo de se engajarem no projeto. Após muita análise, foi divulgada a lista dos cinco alunos contemplados em participar, e são eles:
- Aline Necessian dos Anjos - Ana Paula Santinelo Moreira - Gabriela Gonzaga Mancuso - Ricardo Felix de Santana - Sandra Mari Yokomi
Parabéns aos 5 alunos, que já começaram as reuniões com Gláucio para dar andamento ao projeto que em um primeiro momento visa pesquisar soluções sustentáveis para empreendimentos imobiliários, além de estudos para reforma com base na sustentabilidade, adequação e mobiliário do escritório do EB-A. Abaixo, algumas fotos da segunda reunião do grupo, no dia 18 de setembro.
Fotos: Gláucio Gonçalves

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Premiado em Salão Internacional

Esta semana recebemos mais uma excelente notícia! Marcel Bartholo foi premiado no I Salão Internacional de Humor de Belo Horizonte! A abertura foi realizada no dia 10 de setembro, na Casa do Baile*, no conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte. *Obs.: Referência da arquitetura modernista brasileira, o projeto original da Casa do Baile foi concebido por Oscar Niemeyer e o paisagismo levou a assinatura de Roberto Burle Marx. Em 2002 a Casa foi reaberta após restauração, realizada sob coordenação do próprio Oscar Niemeyer com novos sistemas de climatização e iluminação. Abaixo, a caricatura "Lobão", com a qual Bartholo foi premiado com a Menção Honrosa. Para ver outros trabalhos premiados clique aqui. Marcel Bartholo, caricaturista profissional, dá aulas de Caricatura, História em Quadrinhos, Ilustração e Desenho na escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural, a ABRA-Vila Mariana. Parabenizamos Marcel por mais esta conquista, orgulhosos de tê-lo como um de nossos profissionais!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Levando a pintura a sério

Neste mês tivemos a alegria de ver nossa ex-aluna - Carolina Paz - publicando uma de suas pinturas na Zupi #14. A Zupi é uma revista que busca reunir as variadas formas de expressão em design, voltada para artistas, designers, diretores de arte, etc. Iniciou em 2002 e tem alcançado grande respeito no meio. Carol Paz, como Carolina assina, fez o curso de Pintura na ABRA-Vila Mariana (escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural) por 2 anos. Durante este período foi convidada a fazer parte do Núcleo de Arte Contemporânea, grupo que ela frequenta ainda hoje. Carol tem se dedicado ao "ofício" da pintura em seu atelier em Campos de Jordão, mantendo comunicação constante com a coordenação do Núcleo. Carol deu uma entrevista à Zupi, que pode ser lida clicando neste link. Seus trabalhos também podem ser vistos em seu flickr, inclusive os mais recentes, que farão parte de sua primeira individual que se realizará na galeria da escola em novembro de 2009. Parabenizamos Carol por mais esta conquista, orgulhosos de poder acompanhar e participar de seu crescimento e amadurecimento como artista. 
  Nota sobre o Núcleo: Com a finalidade de proporcionar aos alunos de Desenho de Atelier e Pintura uma formação mais completa e uma vivência maior sobre os rumos da arte atual, mantemos, desde 2002, o Núcleo de Arte Contemporânea. Nele os alunos com maior comprometimento e preparo são convidados a participar de grupos de discussão com coordenadores e artistas experientes, recebem orientações a respeito de seu processo criativo e apresentam suas produções em exposições internas e externas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mostra Projetos 2009

Neste mês de setembro de 2009, a ABRA-Vila Mariana, escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural, mostra em sua galeria alguns dos projetos em destaque de alunos do curso Técnico em Design de Interiores. São projetos que fazem parte do dia a dia do aluno em sala de aula, desenvolvidos como parte do currículo de 1° ou 2° ano, porém alguns já com qualidade profissional mesmo antes de concluir o curso. Abaixo alguns dos trabalhos expostos: Stela Pedro Haibi Schouchana Stela Pedro Haibi Schouchana Aline Necessian dos Anjos Tainá Cipolini Rodrigues Tainá Cipolini Rodrigues À esquerda Tainá Cipolini Rodrigues e à direita Maria do Carmo Bargas Ferracini Maria do Carmo Bargas Ferracini Alessandra Zaccaro Pagotto Fabio Koike (com este projeto participou do concurso DECA - Estudos de um Banheiro 2009) Parabenizamos os alunos pela qualidade dos trabalhos e por seu empenho e dedicação ao curso! A mostra pode ser visitada até o dia 26 de setembro de 2009. Local: R. Domingos de Morais, 2267 (próximo ao metrô Sta. Cruz) Horário de visitação: De 2a. a 5a. feira - das 9h às 21h30 Às 6as. feiras - das 9h às 19h Aos sábados - das 9h às 14h.
Fotos: Mila Thiele

terça-feira, 1 de setembro de 2009

DECA - Estudos de um Banheiro 2009



No dia 01 de setembro de 2009 estivemos no showroom da DECA para a noite de premiação do concurso Estudos de um Banheiro 2009.




E com muita alegria, assistimos à premiação da aluna Ana Paula Santinelo Moreira, chegando em 3° lugar na categoria "Banheiro Público - Parada de Ônibus".

Ana Paula faz o curso Técnico em Design de Interiores na escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural, a ABRA-Vila Mariana.

Neste concurso, foram 35 escolas de todo Brasil (entre faculdades e escolas de ensino técnico), com 600 projetos concorrendo a este Grand Prix; os projetos foram selecionados pelos jurados Cristina Brava, Mara Chap Chap, Flávio Butti, Ana Maria Bogar e Fátima Barnabé.


Abaixo algumas das pranchas apresentadas por Ana Paula no concurso.



Durante a recepção na DECA, Ana Paula recebeu seus convidados, todos ansiosos pelo resultado.



































Na apresentação da premiação, um vídeo com parte das entrevistas e defesa do projeto à comissão julgadora foi apresentado aos convidados.












E após as apresentações do prêmio, Ana Paula recebe sua certificação, das mãos de uma das juradas presentes.














A grande novidade este ano na noite de premiação foi a notícia de que os classificados para o Grand Prix (entre eles Ana Paula), concorrerão com um novo projeto a ser desenvolvido para um espaço da DECA na CasaCOR TRIO ! E estaremos torcendo por ela e acompanhando em mais esta etapa também!

Além dos concorrentes ao Grand Prix, estavam expostos também os 30 melhores projetos selecionados.

Parabenizamos a todos eles, em especial à Ana Paula por seu desempenho e dedicação, com muito orgulho de tê-la como nossa aluna! Parabenizamos também seu orientador, o arquiteto Paulo Merino.

Fotos: Mila Thiele
Imagens do projeto: Ana Paula Santinelo Moreira