sábado, 27 de novembro de 2010

Festival de Jardins no MAM

No mês de outubro de 2010, alunos do curso Arte para Crianças da ABRA-Vila Mariana - escola mantida e administrada pela Gare Cultural montaram na galeria da escola a exposição 'Jardim Coletivo', proposta que possibilitou a pesquisa da Flora e Fauna brasileiras e a experiência de elaborarem  um trabalho coletivo.


E agora, no sábado dia 27 de novembro, puderam convidar seus pais e familiares para visitarem juntos o Festival de Jardins promovido pelo MAM - Museu de Arte Moderna - no Ibirapuera. O MAM enviou o ônibus para levar e trazer de volta o grupo, além de oferecer a monitoria para o passeio.


Acima as crianças e seus pais se preparam para o passeio, e abaixo, sendo conduzidas ao ônibus que as levou ao Ibirapuera. 



Chegando ao museu, foram só alguns minutos para que se organizassem para a visita aos jardins.




E enquanto aguardavam, algumas das crianças, curiosas,  puderam também apreciar a obra de Louise Bourgeois.


E logo puseram-se a caminho...


Um dos mais importantes eventos de paisagismo do mundo, o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire, ganhou pela primeira vez versão fora da França, produzida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Brasil, coincidindo com o dia inicial da primavera no hemisfério Sul.


Com curadoria de Felipe Chaimovich e cocuradoria de Chantal Colleu-Dumond, em colaboração da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e do Domaine de Chaumont-sur-Loire, o Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera traz nove jardins projetados por paisagistas franceses, entre eles Louis Benech e Florence Mercier, e por artistas brasileiros como Ernesto Neto e Beatriz Milhazes.

O tema da curadoria será a alimentação, que foi interpretado pelos participantes em dois sentidos: alimentação do corpo ou do espírito.

Abaixo: Jardim de Beatriz Milhazes ("Arpoador")
 


Abaixo: Jardim de Eric Borja ("Cereais")


 Abaixo: Jardim de Ernesto Neto e Daisy Cabral Nogueira ("Ovogênese, Jardim")


Abaixo: Jardim de Dimitri Xenakis e Maro Avrabou ("Conservatório de Gostos e Cores")





Abaixo: Jardim de Louis Benech ("Pomar sufocado pelo Campo") 



O retorno à escola foi tranquilo, todos com sorrisos estampados no rosto!
Com certeza essa experiência ainda renderá muitos frutos, tanto na formação de nossos alunos, como na integração de suas famílias na apreciação da arte.


Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176

contato@garecultural.com.br
Fotos: Elias Muradi

Nenhum comentário: