"A arquitetura sustentável começa a se tornar um aspecto primordial em vários projetos no Brasil e no mundo, englobando todas as classes sociais. Diante dessa nova realidade, o EB-A – Espaço Brasileiro de Arquitetura , fundado em 2007, traz ao mercado um conceito único. Trata-se do Projeto Singular, cujo objetivo é oferecer imóveis a preço acessíveis contemplando aspectos socioeconômicos e ambientais.
Preocupado em oferecer melhor qualidade de vida, o projeto se destaca pelo uso de conceitos sustentáveis, como: sistemas de energia mais eficientes e menos poluentes, utilização de energia solar para o aquecimento dos chuveiros; sistema de reutilização de águas pluviais, para o uso na manutenção de limpeza nos edifícios; coleta seletiva de lixo; preservação de espécies nativas; desenho funcional do edifício e acessibilidade física, melhor qualidade de ar interno e conforto ambiental, modulação e racionalização de alvenarias, sistemas para a redução da formação de resíduos e o seu reuso.
Outro diferencial do Singular é a otimização do espaço, pois em uma área de 50 mil metros quadrados é possível construir 600 apartamentos sem deixar o conforto e o lazer de lado. O projeto tem o perfil de grandes construtoras por unir qualidade de vida e custo acessível, condições atrativas para quem pretende adquirir um imóvel.
Cada edifício possui um nicho, uma área de convivência com uma cor própria e única para estabelecer uma identidade com o morador. Os espaços verdes do pátio interno preservam árvores de espécie nativa e fachada em bambu une ecologia, baixo custo e beleza.
Além disso, as construções possuem teto verde, técnica ainda pouco usada no Brasil. A novidade consiste em tetos de grama que melhoram a qualidade do ar, reduzindo os níveis de CO2 e de poeira, liberando vapores de água e contribuindo para a redução dos efeitos de ilhas de calor.
“Tornar o imóvel acessível ao maior número de pessoas contemplando os aspectos sócio-econômicos e ambientais e oferecer um novo conceito de moradia onde qualidade de vida é o principal objetivo. O projeto pretendeu traduzir de uma forma simples e única uma relação de harmonia entre a natureza e o homem”, afirma Gláucio Gonçalves, fundador do EB-A.
“A produção de moradias caracteriza-se como um dos temas mais fascinantes da arquitetura, seja pelas inúmeras possibilidades, seja pelo elevado déficit habitacional. O desafio da produção habitacional nos leva a refletir sobre o modo de vida da nossa sociedade e do homem. Esta reflexão foi traduzida e materializada em projeto, entendendo e respeitando a principal característica que nos define e diferencia: a nossa singularidade”, relata
Sobre Gláucio Gonçalves - Arquiteto-fundador do EB-A - Espaço Brasileiro de Arquitetura, também possui formação técnica pelo Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo e tem especialização em Planejamento de Empreendimentos Sustentáveis - ANAB-Brasil. Com experiência de seus anos como consultor imobiliário, o arquiteto atuou em empresas como Abyara Planejamento Imobiliário, além de construtoras como Sthulberger Engenharia, entre outras. Desenvolveu projetos para empresas como Esso Angola, LNG Angola, entre outras.
Sobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário