Abaixo, com o acompanhamento do artista, o processo de montagem da exposição, que ocupou a galeria, a parte lateral da fachada e a galeria superior da unidade.
(Abaixo, Dumas)
No sábado, dia 26 de março, Dumas recebeu seus convidados, e pode partilhar seu processo de criação e idéias com o público.
"VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR"
Exposição em comemoração aos 30 anos de carreira do artista Dumas
Exposição em comemoração aos 30 anos de carreira do artista Dumas
Curador Julio Mendonça
"Dumas é um artista a ser descoberto, um continente de signos a ser explorado. Paraense de nascimento – tendo vivido em Belém até quase completar 30 anos-, o ambiente amazônico que persiste vivo nele tem depurado suas imagens (mais os sons, os cheiros e as texturas) no entrechoque com as imagens das grandes metrópoles do sudeste ( particularmente, São Paulo). Nesse diálogo tenso entre imagens, por sua vez, Dumas tem utilizado referências conceituais e técnicas extraídas de uma leitura bastante pessoal da arte contemporânea.
O trabalho de Dumas é baseado na mistura/mestiçagem de matérias e de técnicas; nele a gráfica e a plástica se atritam todo o tempo. Sua obra é muito marcada pela tradição da arte moderna voltada para a visualidade caótica da realidade urbana. Mas sua sintonia está ligada, também, na plástica e na gráfica populares.
Num livro-objeto realizado por ele há alguns anos, vemos uma seqüência de páginas por rasgos metonímicos: numa página, rótulo de uma embalagem francesa antiga de penas de escrever; pagina seguinte: rótulo de uma embalagem de aquarela; terceira página: três círculos em diagonal – o primeiro, um diagrama com alguns pontos/ coordenadas; no segundo, através de linhas pontilhadas que partem das coordenadas, começa a se configurar uma imagem ortogonal; o terceiro círculo nos surpreende por contrastar fortemente com os anteriores: um pedaço quase circular de papel kraft, bastante rústico, sobre o qual está pintado em pinceladas largas e irregulares um círculo orgânico-informal. A sequência das três páginas parece aludir de modo muito conciso à relação tensa – que terá outros desenvolvimentos no livro – entre a escrita e o grafismo, entre a escritura como expressão mais codificada/racional e a arte e sua informalidade aberta ao inexprimível.
Na exposição que ele agora realiza, não há livros-objeto, os materiais e os suportes são outros, mas continuam presentes a diversidade de técnicas e códigos, o uso da linguagem metonímica (isto é, uma arte do fragmento – a parte pelo todo), a expressão concisa e elíptica e o movimento pendular entre gráfica e plástica.
As obras que participam dessa exposição aprofundam a pesquisa de técnicas que Dumas vem desenvolvendo e, do ponto de vista dos temas, exploram as relações entre o urbano e suburbano, o erudito e brega, o lírico e o erótico."
Julio Mendonça
Abertura: Dia 26 de março às 11h com participação do duo de música OLAM EIN SOF
Visitação: de 28 de março a 07 de maio
Visitação: de 28 de março a 07 de maio
Galeria da GareCultural (antiga ABRA Vila Mariana)
Fale conosco! E conheça o novo projeto da escola!
Tel. (11) 3564-2696 3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176
contato@garecultural.com.br