terça-feira, 15 de março de 2011

Angela Camata

Durante o mês de março de 2011, a Galeria da Gare Cultural, que administra a franquia ABRA-Vila Mariana, abrigou a exposição "De tempos em tempos, o tempo", de Angela Camata.


Angela é membro d'oNucleo de Arte Contemporânea, e dá aulas de Pintura e Desenho em Atelier e Aquarela na escola.


Angela Camata traz num primeiro momento uma experimentação  visual com duas obras construídas com peças de acrílico transparente, posicionadas  sobre uma mesa e penduradas na parede.
A artista utiliza  elementos como impressões digitais e fios de cabelos para a elaboração dessas obras e explora ainda a sobreposição, a transparência e os reflexos que o material lhe oferece.


As marcas e as linhas deixadas nas peças de acrílico transparente e a forma como essas estão organizadas, remetem a uma leitura linear, à memória distante ou recente onde a narrativa autobiográfica é registrada. 




(Abaixo, Angela - à direita - conversa sobre seu trabalho na abertura da mostra)

Buscando uma pesquisa semelhante, porém utilizando o grafite e acrílico sobre a tela em outras duas obras, Angela Camata  traz ainda o que ela chama de linhas silenciosas e flexíveis”. A tinta acrílica é aplicada sobre estas linhas, o que resulta em sutis apagamentos e borrões do grafite indiciando o material empregado.


Como na escrita ocidental, estas linhas são construídas da esquerda para a direita, por vezes inteiras outras vezes interrompidas, e trazem a leitura horizontal fazendo referência ao tempo e a história.



Texto sobre o trabalho: Angela Camata
Fotos: Elias Muradi e Mila Thiele 

Local: Galeria da GareCultural / antiga ABRA-Vila Mariana

Fale conosco!  E conheça o novo projeto da escola
Tel. (11) 3564-2696    3564-2695
Whatsapp (11) 97467-7176

contato@garecultural.com.br

Nenhum comentário: