sábado, 30 de agosto de 2008

Marcel Duchamp no MAM - Visita monitorada

No dia 30 de agosto de 2008, os alunos da ABRA-Vila Mariana (escola mantida e gerenciada pela Gare Cultural) tiveram a oportunidade de visitar a exposição de Marcel Duchamp no MAM.
Com um ônibus fretado enviado pelo museu, cerca de 40 integrantes entre alunos e seus familiares, incluindo alguns professores partiram da ABRA-Vila Mariana para uma visita monitorada à mostra Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra de arte, a maior exposição individual do artista franco-americano já realizada na América do Sul, em parceria com a Fundação Proa, de Buenos Aires, que inaugurará sua nova sede em novembro com a exposição. A curadoria é de Elena Filipovic, co-curadora da Bienal de Berlim e especializada na obra do artista.








Antes de entrar no salão de exposição, o grupo passou pelo "Projeto Parede", mantido pelo MAM, e que a cada mês recebe um novo trabalho; na ocasião, estava expondo Artur Barrio.
Início da monitoria para a exposição de Duchamp.
Abaixo o Readymade "Roda de Bicicleta" e a frase "Pode alguém fazer obras que não sejam de "arte"?"
Abaixo, "A Noiva Despida por Seus Celibatários, Mesmo" ou "O Grande Vidro".
Abaixo "Fonte" - Readymade: urinol de porcelana.
Abaixo, "Escorredor - ou Porta-Garrafas, ou Ouriço" - Readymade, com o grupo de alunos acompanhando a explanação da monitoria.
A monitora do MAM acompanhou o grupo por toda a exposição, esclarecendo as dúvidas, e falando sobre as obras e a vida de Duchamp.
Abaixo, com a explanação da monitoria, os alunos acompanham e observam a reprodução de "L.H.O.O.Q.", originalmente lápis sobre uma reprodução da Gioconda (Monalisa).
Abaixo alguns exemplos de trabalhos de Duchamp expostos no MAM.
Com a simulação da instalação "Dados: 1° A Queda de Água, 2° Gás de Iluminação", tendo a imagem da vista frontal da velha porta de madeira usada por Duchamp, e a projeção em segundo plano da visão original da instalação, os alunos puderam ter uma idéia deste trabalho, passando pela experiência de olhar pelos orifícios da "porta".
À saída os alunos ainda puderam visitar a loja do MAM.



Quer saber mais sobre nossos cursos atuais?  Clique aqui!
Ou fale conosco:  contato@garecultural.com.br
T  (11) 3564-2696   97467-7176

Um comentário:

mauro disse...

muito bom.
parabéns.
pela visita e pelo conteúdo do log
mauro