segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ABRA - Sucesso no Pixel Show 2008

A ABRA, no final de semana dos dias 13 e 14 de setembro , participou da Feira de Arte e Tecnologia do Pixel Show 2008, evento que se realizou no auditório Simon Bolivar do Memorial da América Latina. O evento é organizado anualmente pela editora Zupi desde outubro de 2005. Em um circuito de palestras apresentando cases e portfolios de renomados artistas brasileiros, o Pixel Show visa discutir temas atuais sobre a arte moderna e o mercado de trabalho, inspirando e motivando jovens (e experientes) profissionais. O stand da ABRA foi todo pensado de modo a acolher o público para as palestras lá programadas, com instalações de TV de plasma, Tablet, e Laptop. Além disso, o espaço permitiu uma grande troca de informações entre os visitantes e os profissionais de Ilustração Digital que a ABRA-Vila Mariana (franquia administrada e gerenciada pela Gare Cultural) levou ao evento. Na programação  estavam as seguintes atividades: "“Hand made” na Ilustração Digital" - Palestrante: Lia Penteado (Estúdio Manjericão) “Da garatuja à arte final – o Desenho Digital” - Palestrante: Mauricio Brancalion (Estúdio Esteteria Brancalion) “Ilustração Editorial” - Palestrante: Felipe L. Fatarelli (Estúdio Manjericão) Avaliação de portfolios (impressos) – por Estúdio Lentinidigital, Estúdio Esteteria Brancalion e Estúdio Manjericão. “O Processo da Pintura Digital” - Palestrante: Luiz Perez Lentini (Estúdio Lentinidigital) Todas as atividades foram gratuitas, e abertas ao público em geral.

Vista geral do stand.
A ABRA teve o cuidado de preparar sacolas e brindes especiais para entregar aos visitantes de seu stand.
A equipe trabalhou sem cessar, distribuindo os kits com a sacola, caneta, além do portfólio e folhetos informativos dos Cursos Técnicos e do Curso de Ilustração Digital.
As palestras feitas pelo Estúdio Manjericão (www.estudiomanjericao.com.br) atraíram o público que circulava pela Feira no Pixel Show.
Lia Penteado falou sobre "Hand-made na Ilustração Digital", uma tendência na área, e de grande interesse.
Lia é Designer Gráfico, Ilustradora, bacharel em Comunicação Social e professora de Ilustração Digital. Pós-graduada em Design Gráfico. 



















































Sócia-fundadora do Estúdio Manjericão, onde realiza trabalhos de ilustração e projetos gráficos. 

A palestra de Felipe Fatarelli abordou a "Ilustração Editorial", com estudo de cases, o que gerou uma boa conversa e dicas para os participantes da Feira.
Felipe Fatarelli passou pelas agências Nobrearte Com. e Yes! Com., editoras Bookmakers - Revista Macmania, atendendo clientes como Disney, Buena Vista International e Avon. Foi Coordenador Editorial e Chefe de Arte de um dos setores da Editora Digerati, além de participar de exposições de arte. É professor de Ilustração Digital 
Dois dos palestrantes no stand: à esquerda Luiz Perez Lentini, e à direita Felipe Luiz Fatarelli.
A palestra de Luiz Perez Lentini tratou do "Processo da Pintura Digital". Demonstrou ao vivo, a partir de um esboço, como utiliza a tablet como instrumento de pintura e acabamento de suas criações.
Lentini (www.lentinidigital.com.br) atua no mercado há dezessete anos como Ilustrador, Designer e Character Designer para diversas mídias. Entre alguns trabalhos recentes estão ilustrações para campanhas no Brasil e em Portugal para clientes como Schin e Kraft, Revista Visão (Portugal), entre outros. É professor de Desenho e Ilustração e de Ilustração Digital .
A palestra de Mauricio Brancalion teve como tema "Da garatuja à Arte Final - o Desenho Digital", e despertou grande interesse do público, pois assim como Lentini, demonstrou ao vivo todo o processo de criação de uma ilustração, com uso da tablet.













Brancalion trabalha em seu estúdio, a Esteteria Brancalion, e é professor de Desenho e Design Gráfico Técnico
Mantém a Editora Trocatapa na Internet, onde publica sua revista digital SAGU. Recentemente desenvolveu a cenografia digital para o espetáculo DESATINO para o SESI -Paulista.






















Foi realizado também em seu stand durante o evento, um Concurso de Bolsas de Estudos; bastava o interessado preencher o cadastro para concorrer a 2 Bolsas de Estudos em uma unidade da escola à escolha do candidato.
Foram mais de 600 concorrentes inscritos durante o final de semana da Feira.
No encerramento do Pixel Show 2008, domingo à noite, foi feita a abertura da urna com os cadastros dos participantes. 


Foram sorteadas duas Bolsas de Estudos ; uma para o curso de Desenho Básico , e outra para o curso de Fotografia Básica . Os contemplados devem comparecer a uma das unidades para efetuarem sua matrícula em um prazo de 180 dias a contar de 15 de setembro de 2008.


2 comentários:

Ageu disse...

Excelente cobertura. Ageu Lisboa

Beth Barone disse...

Que lindo! Parabéns a todos!!!!!